-
Arquitetos: Pietro Terlizzi Arquitetura
- Área: 140 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: AutoDesk, Brastemp, Casa Atual, Chaos Group, Clami, Color Mix, Deca, Empreiteira: Pietro Terlizzi Arquitetura, La Luna Enxovais, Lepri, Líder decorações, Mansur Vidros, Mil Plantas, Pietro Terlizzi Arquitetura, Portobello, Pulsar coifa, Tanah Madeiras, TemperLast, Trimble Navigation, Uniflex, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma das mais importantes avenidas de São Paulo, o jovem empresário, dono do imóvel queria ficar à poucos minutos a pé do trabalho e morar em apartamento que atendesse as novas demandas de home Office com bastante conforto e eficiência, além de fácil acesso ao parque do povo.
Usando como partido explorar o máximo a arquitetura original do apartamento através da exposição das peças estruturais em concreto armado e também deixando amostra elementos de caracter industrial, tais como: dutos de coifa, eletrocalhas elétricas e infraestrutura de ar condicionado expostos, etc… o pano de fundo do projeto foi dado com a rusticidade desse direcionamento projetual.
O contraste com esses elementos rústicos se deu com a inserção de materiais e soluções mais delicadas e uso de cor; trazendo o conforto e dinamismo da residência.
O uso de piso em cumarú maciço, marcenaria em freijó o m abundante escala, uso de uma Iluminação pensada em atender o Morador tanto nos momentos de trabalho quanto nas atividades voltadas à moradia do apartamento foram pensadas cuidadosamente à atender todas essas possibilidade de uso do apartamento.
A suite master foi pensada englobando um terceiro quarto original, criando-se uma extensão ao Closet com espaço para uma banheira e os lavatórios externos ao banheiro propriamente dito (com bacia e box).
A nova forma de morar dos tempos atuais fez com que a lavanderia fosse migrada para o espaço onde originalmente se destinava o quarto de serviço (dificilmente usado nos dias de hoje) e com isso, a cozinha foi ampliada tomando posse da área onde era a lavanderia original, se ampliando em metragem, além de se estender visualmente para a sala com o formato de cozinha americana aberta e instalação de uma pele de vidro em serralheria que permite a troca de luminosidade entre os ambientes.
A entrada social foi elaborada como um corredor aberto delimitado pelo forro em madeira e direcionando o olhar de quem entra para a estante à sua frente onde abriga o Bar, além de alongar o ambiente pelo alinhamento das ripas do forro e seus conduites elétricos aparentes.
O mobiliário, paisagismo e decoração ficaram encarregados de trazer cor e descontração para os ambientes dando o toque final para ambientação do Apartamento Faria Lima.